MENSAGEM GOSPEL - NISE YAMAGUCHI DIZ QUE ISOLAMENTO … INSUFICIENTE PARA CONTER AVAN«O DA COVID-19

Espaço Saúde

NISE YAMAGUCHI DIZ QUE ISOLAMENTO √Č INSUFICIENTE PARA CONTER AVAN√áO DA COVID-19

Publicado em 08 de Maio de 2020 | Fonte: Da CNN, em S√£o Paulo


Nise Yamaguchi diz que isolamento é insuficiente para conter avanço da Covid-19

 

Da CNN, em São Paulo

08 de Maio de 2020 às 16:55

 Compartilhar  

 

 

A imunologista Nise Yamaguchi, integrante do gabinete federal de combate à crise do novo coronavírus no país, afirmou à CNN nesta sexta-feira (8) que o isolamento social é insuficiente para conter o avanço da Covid-19.

“No caso do Brasil, o vírus já entrou dentro das casas. Então, o mero isolamento social tem sido absolutamente insuficiente. Temos que ter um tratamento eficiente”, afirmou.

Segundo ela, é preciso ter um tratamento precoce, porque isso reduziria a evolução dos pacientes para quadros mais graves, “diminuindo a necessidade de internações nas UTIs [Unidades de Terapia Intensiva] e mortes”.

A médica disse que um tratamento precoce consistiria no uso da hidroxicloroquina, da azitromicina e do zinco do segundo ao quinto dia do início dos sintomas e em pessoas que têm risco moderado para agravamento.

“Isso faria com que se anulasse a quantidade de vírus e traria a possibilidade para o indivíduo melhorar”, disse.

Estudo em Manaus

Nise citou também o estudo que ocorreu em Manaus e que foi em parte suspenso depois de uma análise verificar que houve maior número de mortes entre pacientes de Covid-19 submetidos a doses altas da cloroquina do que entre os tratados com uma dose menor do composto.

Segundo ela, o estudo gerou uma ideia de que o medicamento acarreta um efeito nocivo sobre o coração. 

“Isso não é verdade. Em doses habituais, em pacientes que estejam sob controle, esse medicamento pode ser administrado com segurança”, afirmou.